Baixa Grande do Ribeiro celebra a cultura gaúcha comemorando a 1ª Semana Farroupilha do Município.

Entre dias 14 e 20 de Setembro de 2015, Baixa Grande do Ribeiro sediou a 1ª Semana Farroupilha. Reconhecida como uma das últimas fronteiras agrícolas do País, o Município tem atraído muitas famílias da região Sul do País, que com maior conhecimento no cultivo de grãos, trouxeram investimentos e modernização para o campo em Baixa Grande do Ribeiro. Tendo como carro-chefe a cultura da soja, milho e algodão, empresários que aqui investiram, não só estão tendo o retorno de seus investimentos, como fizeram de Baixa Grande do Ribeiro, no ano de 2014, o maior produtor de grãos do Estado do Piauí.

Estima-se que em torno de 30% da população baixa-grandense seja formada ou tenha integrantes descendentes de gaúchos, formando uma comunidade com tradições e costumes que diferem um pouco da cultura nordestina. Justamente, para cultuar essa tradição, reforçando a originalidade de sua cultura que estas famílias estão realizando a 1ª semana de festividade cívico-cultural para valorizar, preservar e promover as tradições gaúcha em Baixa Grande do Ribeiro, e como tema, buscaram a denominação na  independência da província como estado republicano, dando origem à República Rio-Grandense, daí chamada de Revolução Farroupilha, comemorando no dia 20 de Setembro o Dia do Gaúcho. O Clube CA Eventos foi o local escolhido, para o encontro, que contou com a participação da Banda Gaúcha Três Filhos de Francisco do Rio Grande do Sul, apresentando um estilo genuinamente gaúcho.

Revolução Farroupilha foi como ficou conhecida a revolução ou guerra regional, de caráter republicano, contra o governo imperial do Brasil, na então província de São Pedro do Rio Grande do Sul, e que resultou na declaração de independência da província como Estado Republicano, dando origem à República Rio-Grandense. A Revolução Farroupilha foi a mais longa guerra civil da história brasileira, durando de 20 de setembro de 1835 a 1 de março de 1845.

Contato com Prefeitura Municipal de Baixa Grande do Ribeiro