Mulheres de Baixa Grande do Ribeiro, visitam Carreta da Mulher em Urucui

A Secretaria Municipal de Saúde de Baixa Grande do Ribeiro, levou na manhã do dia 02 de setembro de 2015 (terça-feira), aproximadamente 40 mulheres com a faixa etária entre 50 a 69 anos para realizar o exame de mamografia em Uruçuí.
Essa ação ocorreu em parceria com a Secretaria de Saúde do Estado através do Programa Amigos do Peito que contempla a Carreta da Mulher onde são realizados os exames.

 A Carreta da Mulher é uma Unidade Móvel de Saúde equipada com duas salas específicas para realização da mamografia e consultório médico para emissão dos laudos dos exames.
A faixa etária dos 50 aos 69 anos é definida como público prioritário para a realização do exame preventivo pela Organização Mundial de Saúde (OMS) e seguida pelo Ministério da Saúde baseado em estudos que comprovam maior incidência da doença e maior eficiência do exame. A prevenção contra o câncer de mama é a melhor aliada, visto que quando identificado em estágios iniciais, quando as lesões são menores de dois centímetros de diâmetro, apresenta prognóstico mais favorável e elevado percentual de cura.


A mulher atendida pelo Programa e que apresentem imagens sugestivas de câncer de mama, após a realização da mamografia, será encaminhada para serviço previamente pactuado, para realização de exames diagnósticos, como consulta com especialista, biópsia e anatomopatológico. 

Imagens: Secretaria de Saúde













Compartilhar

Contato com LEONARDO ALVES

Praça Chiquinho Ezequiel, 2222 - Centro, Baixa Grande do Ribeiro/PI, CEP: 64.868-000, Telefone: (89) 3570-1473, Email: prefeitura@baixagrandedoribeiro.pi.gov.br
    Comentar no Google+
    Comentar no Facebook