Em época de Dengue, Chikungunya e Zika Vírus, Secretaria de Sáude lança Campanha de combate

A Secretaria Municipal de Baixa Grande do Ribeiro, realizou nesta (quinta feira), dia 28 de janeiro na sala dos conselhos com os profissionais da saúde, representantes dos órgãos públicos e representantes da sociedade civil para discutir a cerca da temática Dengue, Chikungunya e Zika Vírus com ênfase da microcefalia.

mediante a atual situação de emergência em saúde publica que o Brasil enfrenta devido ao surto de microcefalia, é necessário que haja o envolvimento de todos os setores públicos e sociedade no combate ao vetor Aedes Aegypti responsável pela transmissão da dengue, Chikungunya e Zika Vírus destacou a coordenadora de vigilância epidemiológica do município, Gleiciane Lucena.

De acordo com o informe epidemiológico do ministério de saúde divulgado no dia 27 de janeiro deste ano, já são 4.180 casos noticiados de microcefalia, sendo 270 casos já confirmados e 3.448 ainda permanece sobre investigação. A região nordeste concentra 86% dos casos notificados, sendo 91 casos suspeitos no Piauí. Baixa Grande do Ribeiro até o momento não apresenta nenhum caso de microcefalia.

A secretaria de saúde Valéria Boson finalizou a reunião destacando que: “Saúde pública não se faz para o povo, mas sim com o povo, e é neste sentindo que a secretaria pretende trabalhar, convocando individualmente cada setor público para discutir ações a serem desenvolvidas conforme a demanda e necessidade de cada repartição. A nossa campanha esta apenas começando e pretendemos também envolver as crianças no combate ao Aedes para que haja uma maior sensibilização na população Baixa Grandense”.

Imagens: Fabio Junior
Texto: Gleiciane Lucena