[Notícias][bsummary][bigposts]

[agricultura][twocolumns]

Notícias mais acessadas

Secretaria de Educação reúne estudantes em uma disputada Gincana de Matemática

Em clima de disputa saudável, alunos das Escolas da rede municipal de ensino se encontraram, nesta sexta-feira (30), no Ginásio Poliesportivo da Unidade Escolar Gumercindo Dias Pinheiro, para o 1º Encontro de Estudantes em uma disputadíssima Gincana de Matemática.

A gincana realizada pela Secretaria Municipal de Educação, através da coordenação de Matemática, reuniu aproximadamente 700 alunos do 1º ao 9º ano e foi dividida em duas equipes a Branca e a Vermelha.

De acordo com a  Secretária Municipal de Educação, Maria Arlete Boson, a  Gincana foi um sucesso. “A participação das escolas e o envolvimento das equipes superaram nossas expectativas. Esse evento é de toda a comunidade escolar da rede municipal e cada um se doou de alguma forma. Estamos felizes com os resultados alcançados”.

Fala da Secretaria:
É COM GRANDE ALEGRIA QUE A SECRETARIA  MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO JUNTAMENTE COM AS ESCOLAS MUNICIPAIS E SUA EQUIPE TÉCNICA, PROMOVE HOJE O 1º ENCONTRO DE ESTUDANTES COM A REALIZAÇÃO DA 1º GINCANA DE MATEMATICA  PARA OS ALUNOS DE 1º AO 9º  ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL.
A APRENDIZAGEM DO ENSINO DA MATEMÁTICA NAS ESCOLAS REQUER UM GRANDE ESFORÇO E NECESSITA DE UM CONSTANTE APERFEIÇOAMENTO POR PARTE DOS EDUCADORES. PARA QUE A ESCOLA CUMPRA SUA FUNÇÃO DE FACILITAR O ACESSO AO CONHECIMENTO É NECESSÁRIO PROMOVER O DESENVOLVIMENTO DE SEUS ALUNOS. É NECESSÁRIO QUE TODOS OS QUE ESTÃO ENVOLVIDOS NO PROCESSO TRABALHEM EM SINTONIA, PROPORCIONANDO O PLENO DESENVOLVIMENTO DOS EDUCANDOS.

A DISCUSSÃO SOBRE A IMPORTÂNCIA DOS JOGOS NO ENSINO DA MATEMÁTICA VEM SE CONCRETIZANDO, POIS AS CRIANÇAS POSSUEM UMA GRANDE CAPACIDADE DE RACIOCINAR E COLOCAR EM PRÁTICA SUA CAPACIDADE DE RESOLVER SITUAÇÕES-PROBLEMAS, CARACTERIZANDO OBJETOS E BUSCANDO UMA LINHA DE RESOLUÇÃO BASEADA EM ELUCIDAÇÕES PRÓPRIAS. A PROPOSTA DE UM JOGO EM SALA DE AULA É MUITO IMPORTANTE PARA O DESENVOLVIMENTO SOCIAL, POIS EXISTEM ALUNOS QUE SE “FECHAM”, TEM VERGONHA DE PERGUNTAR SOBRE DETERMINADOS CONTEÚDOS, DE EXPRESSAR DÚVIDAS, A MATEMÁTICA SE TORNA UM PROBLEMA PARA ELES.

A UTILIZAÇÃO DE ATIVIDADES LÚDICAS NA MATEMÁTICA E DE MATERIAIS CONCRETOS É TOTALMENTE RELACIONADA AO DESENVOLVIMENTO COGNITIVO DA CRIANÇA. HÁ DE SE REFLETIR QUE ALGUNS CONTEÚDOS ESPECÍFICOS DA MATEMÁTICA NÃO POSSUEM RELAÇÃO COM A IDÉIA DE SEREM APLICADOS UTILIZANDO JOGOS, MAS DE CERTA FORMA PROMOVEM UM SENSO CRÍTICO, INVESTIGADOR, QUE AJUDA NA COMPREENSÃO E ENTENDIMENTO DE DETERMINADOS TÓPICOS RELACIONADOS AO ENSINO DA MATEMÁTICA.

O MOTIVO PARA A INTRODUÇÃO DE JOGOS NAS AULAS DE MATEMÁTICA É A POSSIBILIDADE DE  DIMINUIR BLOQUEIOS APRESENTADOS POR MUITOS DE NOSSOS ALUNOS QUE TEMEM A MATEMÁTICA E SENTEM-SE INCAPACITADOS PARA APRENDÊ-LA. DENTRO DA SITUAÇÃO DE JOGO, ONDE É IMPOSSÍVEL UMA ATITUDE PASSIVA E A MOTIVAÇÃO É GRANDE, NOTAMOS QUE, AO MESMO TEMPO EM QUE ESTES ALUNOS FALAM MATEMÁTICA, APRESENTAM TAMBÉM UM MELHOR DESEMPENHO E ATITUDES MAIS POSITIVAS FRENTE A SEUS PROCESSOS DE APRENDIZAGEM.''

Imagens: Leonardo Alves e Fabio Junior

Secretaria Municipal de Educação Maria Arlete Boson