Em clima de disputa saudável, alunos das Escolas da
rede municipal de ensino se encontraram, nesta sexta-feira (30), no Ginásio
Poliesportivo da Unidade Escolar Gumercindo Dias Pinheiro, para o 1º Encontro
de Estudantes em uma disputadíssima Gincana de Matemática.
A gincana realizada pela Secretaria Municipal de
Educação, através da coordenação de Matemática, reuniu aproximadamente 700
alunos do 1º ao 9º ano e foi dividida em duas equipes a Branca e a Vermelha.
De acordo com a Secretária Municipal de Educação, Maria Arlete
Boson, a Gincana foi um sucesso. “A participação das escolas e o envolvimento
das equipes superaram nossas expectativas. Esse evento é de toda a comunidade
escolar da rede municipal e cada um se doou de alguma forma. Estamos felizes
com os resultados alcançados”.
Fala da Secretaria:
É
COM GRANDE ALEGRIA QUE A SECRETARIA
MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO JUNTAMENTE COM AS ESCOLAS MUNICIPAIS E SUA EQUIPE
TÉCNICA, PROMOVE HOJE O 1º ENCONTRO DE ESTUDANTES COM A REALIZAÇÃO DA 1º
GINCANA DE MATEMATICA PARA OS ALUNOS DE
1º AO 9º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL.
A
APRENDIZAGEM DO ENSINO DA MATEMÁTICA NAS ESCOLAS REQUER UM GRANDE ESFORÇO E
NECESSITA DE UM CONSTANTE APERFEIÇOAMENTO POR PARTE DOS EDUCADORES. PARA QUE A
ESCOLA CUMPRA SUA FUNÇÃO DE FACILITAR O ACESSO AO CONHECIMENTO É NECESSÁRIO
PROMOVER O DESENVOLVIMENTO DE SEUS ALUNOS. É NECESSÁRIO QUE TODOS OS QUE ESTÃO
ENVOLVIDOS NO PROCESSO TRABALHEM EM SINTONIA, PROPORCIONANDO O PLENO
DESENVOLVIMENTO DOS EDUCANDOS.
A DISCUSSÃO SOBRE A IMPORTÂNCIA
DOS JOGOS NO ENSINO DA MATEMÁTICA VEM SE CONCRETIZANDO, POIS AS CRIANÇAS
POSSUEM UMA GRANDE CAPACIDADE DE RACIOCINAR E COLOCAR EM PRÁTICA SUA CAPACIDADE
DE RESOLVER SITUAÇÕES-PROBLEMAS, CARACTERIZANDO OBJETOS E BUSCANDO UMA LINHA DE
RESOLUÇÃO BASEADA EM ELUCIDAÇÕES PRÓPRIAS. A PROPOSTA DE UM JOGO EM SALA DE
AULA É MUITO IMPORTANTE PARA O DESENVOLVIMENTO SOCIAL, POIS EXISTEM ALUNOS QUE
SE “FECHAM”, TEM VERGONHA DE PERGUNTAR SOBRE DETERMINADOS CONTEÚDOS, DE
EXPRESSAR DÚVIDAS, A MATEMÁTICA SE TORNA UM PROBLEMA PARA ELES.
A UTILIZAÇÃO DE ATIVIDADES LÚDICAS NA MATEMÁTICA E
DE MATERIAIS CONCRETOS É TOTALMENTE RELACIONADA AO DESENVOLVIMENTO COGNITIVO DA
CRIANÇA. HÁ DE SE REFLETIR QUE ALGUNS CONTEÚDOS ESPECÍFICOS DA MATEMÁTICA NÃO
POSSUEM RELAÇÃO COM A IDÉIA DE SEREM APLICADOS UTILIZANDO JOGOS, MAS DE CERTA
FORMA PROMOVEM UM SENSO CRÍTICO, INVESTIGADOR, QUE AJUDA NA COMPREENSÃO E
ENTENDIMENTO DE DETERMINADOS TÓPICOS RELACIONADOS AO ENSINO DA MATEMÁTICA.
O MOTIVO PARA A
INTRODUÇÃO DE JOGOS NAS AULAS DE MATEMÁTICA É A POSSIBILIDADE DE DIMINUIR
BLOQUEIOS APRESENTADOS POR MUITOS DE NOSSOS ALUNOS QUE TEMEM A MATEMÁTICA E
SENTEM-SE INCAPACITADOS PARA APRENDÊ-LA. DENTRO DA SITUAÇÃO DE JOGO, ONDE É
IMPOSSÍVEL UMA ATITUDE PASSIVA E A MOTIVAÇÃO É GRANDE, NOTAMOS QUE, AO MESMO
TEMPO EM QUE ESTES ALUNOS FALAM MATEMÁTICA, APRESENTAM TAMBÉM UM MELHOR
DESEMPENHO E ATITUDES MAIS POSITIVAS FRENTE A SEUS PROCESSOS DE APRENDIZAGEM.''
Imagens: Leonardo Alves e Fabio Junior
 |
Secretaria Municipal de Educação Maria Arlete Boson |
 |
Prefeito Ozires Castro |