Secretaria de Educação reúne estudantes em uma disputada Gincana de Matemática

Em clima de disputa saudável, alunos das Escolas da rede municipal de ensino se encontraram, nesta sexta-feira (30), no Ginásio Poliesportivo da Unidade Escolar Gumercindo Dias Pinheiro, para o 1º Encontro de Estudantes em uma disputadíssima Gincana de Matemática.

A gincana realizada pela Secretaria Municipal de Educação, através da coordenação de Matemática, reuniu aproximadamente 700 alunos do 1º ao 9º ano e foi dividida em duas equipes a Branca e a Vermelha.

De acordo com a  Secretária Municipal de Educação, Maria Arlete Boson, a  Gincana foi um sucesso. “A participação das escolas e o envolvimento das equipes superaram nossas expectativas. Esse evento é de toda a comunidade escolar da rede municipal e cada um se doou de alguma forma. Estamos felizes com os resultados alcançados”.

Fala da Secretaria:
É COM GRANDE ALEGRIA QUE A SECRETARIA  MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO JUNTAMENTE COM AS ESCOLAS MUNICIPAIS E SUA EQUIPE TÉCNICA, PROMOVE HOJE O 1º ENCONTRO DE ESTUDANTES COM A REALIZAÇÃO DA 1º GINCANA DE MATEMATICA  PARA OS ALUNOS DE 1º AO 9º  ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL.
A APRENDIZAGEM DO ENSINO DA MATEMÁTICA NAS ESCOLAS REQUER UM GRANDE ESFORÇO E NECESSITA DE UM CONSTANTE APERFEIÇOAMENTO POR PARTE DOS EDUCADORES. PARA QUE A ESCOLA CUMPRA SUA FUNÇÃO DE FACILITAR O ACESSO AO CONHECIMENTO É NECESSÁRIO PROMOVER O DESENVOLVIMENTO DE SEUS ALUNOS. É NECESSÁRIO QUE TODOS OS QUE ESTÃO ENVOLVIDOS NO PROCESSO TRABALHEM EM SINTONIA, PROPORCIONANDO O PLENO DESENVOLVIMENTO DOS EDUCANDOS.

A DISCUSSÃO SOBRE A IMPORTÂNCIA DOS JOGOS NO ENSINO DA MATEMÁTICA VEM SE CONCRETIZANDO, POIS AS CRIANÇAS POSSUEM UMA GRANDE CAPACIDADE DE RACIOCINAR E COLOCAR EM PRÁTICA SUA CAPACIDADE DE RESOLVER SITUAÇÕES-PROBLEMAS, CARACTERIZANDO OBJETOS E BUSCANDO UMA LINHA DE RESOLUÇÃO BASEADA EM ELUCIDAÇÕES PRÓPRIAS. A PROPOSTA DE UM JOGO EM SALA DE AULA É MUITO IMPORTANTE PARA O DESENVOLVIMENTO SOCIAL, POIS EXISTEM ALUNOS QUE SE “FECHAM”, TEM VERGONHA DE PERGUNTAR SOBRE DETERMINADOS CONTEÚDOS, DE EXPRESSAR DÚVIDAS, A MATEMÁTICA SE TORNA UM PROBLEMA PARA ELES.

A UTILIZAÇÃO DE ATIVIDADES LÚDICAS NA MATEMÁTICA E DE MATERIAIS CONCRETOS É TOTALMENTE RELACIONADA AO DESENVOLVIMENTO COGNITIVO DA CRIANÇA. HÁ DE SE REFLETIR QUE ALGUNS CONTEÚDOS ESPECÍFICOS DA MATEMÁTICA NÃO POSSUEM RELAÇÃO COM A IDÉIA DE SEREM APLICADOS UTILIZANDO JOGOS, MAS DE CERTA FORMA PROMOVEM UM SENSO CRÍTICO, INVESTIGADOR, QUE AJUDA NA COMPREENSÃO E ENTENDIMENTO DE DETERMINADOS TÓPICOS RELACIONADOS AO ENSINO DA MATEMÁTICA.

O MOTIVO PARA A INTRODUÇÃO DE JOGOS NAS AULAS DE MATEMÁTICA É A POSSIBILIDADE DE  DIMINUIR BLOQUEIOS APRESENTADOS POR MUITOS DE NOSSOS ALUNOS QUE TEMEM A MATEMÁTICA E SENTEM-SE INCAPACITADOS PARA APRENDÊ-LA. DENTRO DA SITUAÇÃO DE JOGO, ONDE É IMPOSSÍVEL UMA ATITUDE PASSIVA E A MOTIVAÇÃO É GRANDE, NOTAMOS QUE, AO MESMO TEMPO EM QUE ESTES ALUNOS FALAM MATEMÁTICA, APRESENTAM TAMBÉM UM MELHOR DESEMPENHO E ATITUDES MAIS POSITIVAS FRENTE A SEUS PROCESSOS DE APRENDIZAGEM.''

Imagens: Leonardo Alves e Fabio Junior

Secretaria Municipal de Educação Maria Arlete Boson