Secretaria Municipal de Educação inicia ano letivo com Jornada Pedagógica

A Prefeitura Municipal de Baixa Grande do Ribeiro, através da  Secretaria de Educação realizará nos dias 05,06,07 e 08  a Semana Pedagógica. Essa formação destina-se a todos os profissionais da educação: equipe pedagógica e diretiva, professores e agentes educacionais da Rede de Ensino do município. O curso tem como finalidade apresentar e aprofundar os saberes pedagógicos ao oferecer suporte teórico, prático e metodológico para a atuação na prática escolar.

A Secretária de Educação, Arlete Boson, agradeceu a presença de todos os servidores exaltando o compromisso e dedicação dos profissionais que buscam a excelência no ensino. O Prefeito Ozires Castro, prestigiou o evento, comemorando os avanços que a educação tem conquistado.

“Agradeço a todos profissionais da Rede Municipal pelo empenho, pois se não fosse o trabalho de vocês, não teríamos conseguido atingir a nota 5.4 anos iniciais e 5.0 anos finais, melhorando ainda mais a qualidade da nossa educação”, ressaltou o Prefeito.

O tema proposto este ano foi EDUCAÇÃO NO SÉCULO XXI E OS DESAFIOS DA PRÁTICA DOCENTE a luz da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) na Educação Infantil, Ensino Fundamental e EJA. A BNCC é um documento de caráter normativo que define o conjunto orgânico e progressivo de aprendizagens essenciais que todos os alunos devem desenvolver ao longo das etapas da Educação Básica.
Com o intuito de contribuir para o contínuo avanço da Educação no Município de Baixa Grande do Ribeiro, a Secretaria de Educação, oferece às escolas municipais, um Guia Prático com Orientações para a Realização da Semana Pedagógica nas Escolas da Rede Municipal – 2019. Tal iniciativa objetiva contribuir para a elevação da qualidade da Educação Infantil, Ensino Fundamental e EJA em todas as Escolas da Rede Municipal.

Acreditamos que o planejamento escolar da Semana Pedagógica é um momento importante para a comunidade educativa, tendo em vista constituir-se em um espaço coletivo de organização e construção do trabalho pedagógico da escola, que busca um planejamento para o ano letivo, a partir da reflexão sobre os resultados das avaliações internas e externas e do estabelecimento de metas para a melhoria dos processos de ensino- aprendizagem.

A partir disso, sugerimos um guia de orientações que traz alguns temas, textos e discussões que devem ser realizados nas escolas após estes dois dias de Formação Continuada organizada pela Secretarias de Educação para todos os profissionais da Rede Municipal de Ensino.  Sendo assim, a Semana Pedagógica de 2019 caracteriza-se como um momento de formação continuada dos profissionais da educação, com destaque para a participação coletiva na organização do trabalho pedagógico para o ano letivo que inicia. Bom estudo!!!

Imagens: Fabio Junior

Comentar pelo Facebook