Comunidade da zona rural é contemplada com projeto piloto de Horta Comunitária

Foi implantado com êxito o programa de hortas comunitárias de Baixa Grande do Ribeiro, tendo como projeto piloto a horta da comunidade Retiro , com todo o custo de implantação bancado pela prefeitura municipal.

O projeto é coordenado pela SALA DO EMPREENDEDOR que tem como agentes de desenvolvimento os senhores: Jose Martins Silva e Cesar Carlos da Silva Santos,  sendo assistido pelos técnicos do CIADER- Centro de Integrado de Apoio ao Desenvolvimento Rural  onde atuam os técnicos do EMATER-PI, ADAPI  e secretaria de Agricultura e Meio Ambiente.

Projetos semelhantes deverão ser implantados em outras comunidades, conforme pretende a administração do município, tendo o projeto do Retiro como referencia para os demais,  encaminhando-se com esta medida, uma boa solução quanto ao fornecimento de produtos para a merenda escolar por parte da agricultura familiar, à medida que os agricultores  avançam  em conhecimento e produção de hortaliças .

Para fins didáticos contamos com parceria do SEBRAE, do Colégio Técnico de Teresina  e outras de fundamental importância para o rompimento de barreiras técnicas e comerciais  enfrentadas pelos horticultores, tudo nos fazendo crer no sucesso esperado por este programa de incalculável importância socioeconômica, iniciado no município em setembro de 2018, orientado por uma consultoria contratada junto ao SEBRAE  cujo consultor é alguém com larga experiência no bem sucedido programa de hortas comunitária de Teresina  reconhecido pela ONU, programa no qual se espelha o município de Baixa Grande do Ribeiro.

Fonte: Jose Martins Silva - Agende de Desenvolvimento Municipal.

Comentar pelo Facebook