Secretaria de Agricultura executa projeto "Canteiro sustentável da Vovó"

Secretário de Meio Ambiente, Clovis Jesus da Purificação e Secretária de Educação Maria Arlete Boson

Parceria entre Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente e Secretaria de Educação, leva às escolas municipais, estaduais e particular da cidade, conhecimentos sobre plantio e manutenção das principais ervas medicinais e culinárias utilizadas tradicionalmente.

O projeto, nomeado "Canteiro Sustentável da Vovó", teve início ainda no primeiro semestre de 2019 e foi executado nas instituições de ensino baixagrandense, sendo elas: Escola Municipal Professora Elza Borges, Escola Municipal Professora Aparecida Leal, Unidade Escolar Benilde Macedo, Unidade Escolar Gumercindo Dias Pinheiro, Centro Estadual de Educação Profissional do Cerrado, Centro Municipal de Educação Infantil Professora Deise Arimateia, Centro de Educação Mãe Vicência e a Escola Luz do Saber.

"Buscamos através desse projeto rememorar e resgatar a tradição iniciada por nossos ancestrais de manter em casa plantas medicinais para o preparo de remédios na busca da cura de pequenas enfermidades, e da plantação também de plantas utilizada no tempero de alimentos. Por isso batizamos esse projeto como 'Canteiro Sustentável da Vovó'!, explicou o Secretário de Agricultura, Clovis Jesus da Purificação.

Foi através da parceria entra a Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente e a Secretaria de Educação que foi possível a execução de forma satisfatória, e que possibilitará ainda a expansão do "Canteiro Sustentável da Vovó" para as escolas da zona rural do município, podendo assim também incentivar os alunos das outras regiões municipais a terem uma visão crítica sobre a importância do alimento saudável cultivado em ambiente natural, além de conhecerem de forma prática a cultura da produção orgânica.

Redação: Daniel Simão
Imagens: Meio Ambiente