[Notícias][bsummary][bigposts]

[agricultura][twocolumns]

Notícias mais acessadas

Ozires Castro recebe o título de Cidadão Benemérito Baixa-Grandense

O ex-prefeito de Baixa Grande do Ribeiro, Ozires Castro Silva, recebeu na manhã desta sexta-feira, 01/01/21, o título de Cidadão Benemérito Baixa-Grandense. A homenagem, proposta pelo Vereador Ananias Borges (PSB), objeto do Decreto Legislativo nº 01/2020, que foi aprovado por 7 votos a 1 pela Câmara de Vereadores em reunião ordinária no dia 15 de dezembro passado, foi entregue hoje pelo Vereador Ananias Borges, de quem recebeu a placa distintiva, durante a solenidade de posse do atual Prefeito Dr. José Luis.

O Título de Cidadão Benemérito é concedido a pessoas naturais do Município que tenham prestado relevantes serviços à cidade, ou que pela sua atuação nos variados campos do conhecimento humano venham a merecê-lo, de modo a constituir motivo de honra para a população.

Na justificativa para a homenagem, o Vereador Ananias Borges destacou que Ozires Castro Silva, que já residia nesta cidade desde que era apenas um povoado, recebe hoje o reconhecimento do povo baixa-grandense por sua atuação política, bem como, por ter prestado bons e relevantes serviços de interesse público ao nosso Município.

Ozires Castro Silva, filho de Canuto José da Silva e Cleonice Lima Castro nasceu dia 08/07/1959 em Parnaguá - PI. Formou-se em Técnico de Agropecuária e teve seu primeiro emprego na Fazenda CREMAQ em Baixa Grande do Ribeiro. Onde se casou com a professora Maria Arlete Boson e teve 3 filhos: Hiro, André e Valéria. Possui 4 netos:  Ludmylla, Inácio, Lorena e Gabrielle.

Foi o primeiro prefeito de Baixa Grande de 1993 a 1996. Se candidatou em 2008. Retornou a prefeitura para o mandato de 2013 a 2016 e foi reeleito até 2020. Seus principais feitos como prefeito foram: cobertura de 400 casas de telha (na época que Baixa Grande passou a cidade a maioria das casas eram cobertas de palha), Criação da Rede Municipal de Ensino com a implantação de 48 escolas e a criação do Ensino Fundamental II de 6º a 9º ano na zona urbana. Reforma e ampliação com a construção de 6 salas de aulas na Unidade Escolar Gumercindo Dias Pinheiro. Construção da Creche Mãe Vicência no Bairro de Fátima. Construção de uma Escola no Riachão dos Paulos. Construção da Praça Agenor Pinheiro. Ampliação da rede elétrica da zona urbana com recurso próprio. Além da implantação de calçamento em partes da Rua Sebastião Leal e Ezequiel Gomes. No seu segundo mandato construiu 5 Unidades Básicas de Saúde na Zona Urbana e Rural além de Escolas. Fez ampliação do sistema de abastecimento de água com perfuração de poços. Asfaltamento das ruas Julia Rocha, Rua Ezequiel Gomes, Rua 1º de Outubro, Rua Marcos Vieira, Avenida Sebastião Leal dentre outras.

No seu pronunciamento, durante a entrega do Título, o homenageado falou dos seus primeiros anos no então povoado Baixa Grande, falou de suas saudosas lembranças com seus amigos como o Seu Domervil, e outros que já não estão mais entre nós. Falou como e quando decidiu ficar em Baixa Grande, relembrou da primeira eleição como candidato a Prefeito. Das dificuldades enfrentadas tanto nas eleições, como também durante o início do seu primeiro mandato e concluiu agradecendo ao vereador Ananias Borges pela inciativa.