Destaques

[Notícias][bsummary][bigposts]

Agricultura

[agricultura][twocolumns]

Dia Nacional do Cerrado

Marina Stygar Lopes em 4 de julho de 2019.

Em alusão ao Dia Nacional do Cerrado, que foi celebrado no dia 11 de setembro, o Município de Baixa Grande do Ribeiro demonstra o reconhecimento pela importância e a necessidade de conscientização sobre a preservação desse bioma, que possui uma enorme riquezas e é considerado o berço das águas.


© WWF-Brasil/Aldem Bourscheit

O Cerrado é o segundo maior bioma da América do Sul e possui grandes reservas subterrâneas de água doce que abastecem oito importantes bacias hidrográficas, incluindo as três maiores bacias do continente. 


Agricultura no Brasil - Imagem: Shutterstock

O território do Cerrado apresenta ainda grande importância para produção de alimentos no país e possui também um enorme valor ambiental.


Juntamente com a Caatinga, o Cerrado ainda não possui reconhecimento, por parte da nossa Constituição Federal, como "Patrimônio Nacional", o que dificulta muito os processos para impedir o seu desmatamento e ocupação irregular.


É necessário a valorização nas escalas ambiental, social e econômica, incluindo o ser humano como parte do ecossistema para que o Cerrado seja conservado. Isso envolve a participação da população como um todo, produtores rurais, instituições, tomadores de decisão e consumidores. Devemos ser a mudança que queremos ver no Cerrado.