Acessibilidade


Garantir "acessibilidade" às informações da Prefeitura de Baixa Grande do Ribeiro é o objetivo principal desta página eletrônica. Além de um canal de informações este portal é também uma ferramenta de comunicação com o cidadão baixa-grandense e visa dar mais eficiência estimulando o uso de uma linguagem direta. A Prefeitura de Baixa Grande do Ribeiro quer garantir, com isso, não só o direito de acessar as informações, mas de acessá-la da forma mais fácil, com o uso de equipamentos e programas adequados, com conteúdo e apresentação da informação em formatos alternativos. O termo "acessibilidade" significa incluir a pessoa com deficiência na participação de atividades como o uso de produtos, serviços e informações. Alguns exemplos são os prédios com rampas de acesso para cadeirantes e banheiros adaptados para deficientes.

Nós seguimos as diretrizes do e-MAG (Modelo de Acessibilidade em Governo Eletrônico) e dispomos, de forma bastante prática, de ferramentas de acessibilidade para pessoas com deficiência visual, incluindo cegueira, miopia, acuidade visual fraca, visão embaçada e daltonismo. Quem tem alguma dessas deficiências poderá aumentar o texto, mudar sua cor ou mudar a cor do fundo da página. Se o documento está em porcentagens a tela pode ser aumentada ou diminuída de acordo com as necessidades do usuário. Este site também é adaptado para utilizar o leitor de telas, aplicativo que fica no rodapé das páginas de postagens, que possibilita a narração automática de textos, tornando mais fácil a navegação para cegos ou pessoas com baixa visão. Essas ferramentas estão disponíveis em todas as páginas do portal.

Outros instrumentos para garantir um maior acesso às informações serão implementados sempre com o objetivo de permitir ao cidadão acompanhar como o dinheiro público está sendo utilizado e como contribuir na fiscalização dos gastos.

Na internet, acessibilidade refere-se principalmente às recomendações do WCAG (World Content Accessibility Guide) do W3C e no caso do Governo Brasileiro ao e-MAG (Modelo de Acessibilidade em Governo Eletrônico). O e-MAG está alinhado as recomendações internacionais, mas estabelece padrões de comportamento acessível para sites governamentais.
Segundo as recomendações citadas acima, todo site deve conter uma barra de acessibilidade no topo de cada página contendo os seguintes itens:
  • Aumentar e Diminuir Fontes de Textos, Alto Contraste e Imprimir
  • Atalhos (Menu, Conteúdo, Busca)
  • Acessibilidade (Página explicativa sobre os recursos de acessibilidade do site, esta que você está lendo agora).

Saiba mais sobre Acessibilidade:
decreto Leis e decretos
dicaDicas, links e recursos úteis 
 telaSoftwares Gratuitos para Leitores de tela e tecnologias assistivas

    Comentar pelo Facebook
Topo