Dados Gerais do Município

ASPECTOS GERAIS

1.1. Caracterização do Município

As informações acerca do município, a seguir apresentadas, foram extraídas do relatório da CPRM (2004).

1.1.1. Localização

O município está localizado na microrregião do Alto Parnaíba Piauiense, compreendendo uma área irregular de 7.967,73 km2, tendo como limites;
a) ao norte os municípios de Ribeiro Gonçalves e Uruçuí;
b) ao sul Santa Filomena, Bom Jesus e Gilbués;
c) a leste Uruçuí, Palmeira do Piauí, Bom Jesus e Currais;
d) e a oeste Santa Filomena e Ribeiro Gonçalves.
A sede municipal tem as coordenadas geográficas de 07º51’00” de latitude sul e 45º12’50” de longitude oeste de Greenwich e dista cerca de 583 km de Teresina.

ASPECTOS SOCIOECONÔMICOS

1.1.2. Aspectos Sócioeconômicos

Segundo o IBGE e Fundação CEPRO, em dados que foram apresentados em 14 de dezembro de 2017, no auditório da APPM-Associação Piauiense de Municípios em Teresina, Baixa Grande do Ribeiro tem uma renda per capita acima de 49 mil reais e é a mais alta do estado do Piauí. A razão para um PIB per capita tão alto é muito simples, Baixa Grande do Ribeiro tem se tornado um dos maiores produtores de grãos do Estado e tem uma população consideravelmente pequena, cerca de 12 mil habitantes em 2017, segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística-IBGE.

ASPECTOS FISIOGRÁFICOS

1.1.3. Aspectos Fisiográficos

O clima do município de Baixa Grande do Ribeiro é quente e semi-úmido (com altitude da sede a 325 m acima do nível do mar) com temperaturas mínimas de 26ºC e máximas de 36ºC. A precipitação pluviométrica média anual é definida no Regime Equatorial Continental, com isoietas anuais em torno de 700 a 1.200 mm e período chuvoso estendendo-se de novembro – dezembro a abril – maio. Os meses de janeiro, fevereiro e março formam o trimestre mais úmido (IBGE – CEPRO, 1998).
Os solos da região, provenientes da alteração de arenitos, siltitos, folhelhos, calcários e silexitos, são espessos, jovens, com influência do material subjacente, compreendendo latossolos amarelos, álicos ou distróficos, textura média, associados com areias quartzosas e/ou podzólico vermelho-amarelo concrecionário, plíntico ou não plíntico, fase cerrado tropical subcaducifólio, localmente mata de cocais.
Estas informações foram obtidas a partir do Projeto Carvão da Bacia do Parnaíba (CPRM, 1973) e Levantamento Exploratório - Reconhecimento de solos do Estado do Piauí (1986).
O acidente morfológico predominante é a ampla superfície tabular reelaborada, plana ou levemente ondulada, limitada por escarpas abruptas que podem atingir 600 m, exibindo relevo com zonas rebaixadas e dissecadas. Dados obtidos a partir do Levantamento Exploratório - Reconhecimento de solos do Estado do Piauí (1986) e Projeto Carvão da Bacia do Parnaíba (CPRM, 1973).

ASPECTOS TOPOGRÁFICOS

1.2. Característica Topográfica da Cidade

A cidade é plana e a diferença de nível entre os pontos urbanizados mais altos e mais baixos é de, aproximadamente, 26 metros.

    Comentar pelo Facebook
Topo