IBGE apresenta resultado do Censo 2022 em Baixa Grande do Ribeiro

Foi realizada nesta terça-feira, 31/01, a 3ª REPAC - Reunião de Planejamento e Acompanhamento do Censo 2022 do município de Baixa Grande do Ribeiro.

A reunião que contou com presença de recenseadores, representantes do IBGE, do Poder Público Municipal e da sociedade civil organizada, foi presidida pelo Coordenador Censitário da Subárea, Sr. Rômulo Lemos, e teve como objetivo apresentar o resultado final do Censo Demográfico de 2022 realizado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística – IBGE no município de Baixa Grande do Ribeiro.

Nesta etapa de conclusão é informado aos participantes os dados apurados de pessoas e domicílios recenseados e são indagados sobre possíveis questionamentos finais sobre estes e também sobre os limites municipais utilizados.

Desta maneira, contamos mais uma vez com a participação da sociedade e do poder público no auxílio à garantia de qualidade nos resultados da operação.” Concluiu o palestrante.

DADOS PRELIMINARES DA POPULAÇÃO

População Censo Demográfico 2010 Censo Demográfico 2022 (Apurado)
População resenceada - total 10.516 13.273
Média de moradores por domicílio - total 4,16 3,41
Média de moradores por domicílio - urbano 4,08 3,43
Média de moradores por domicílio - rural 4,29 3,41
População preliminar do Censo Demográfico 2022 (Divulgados ao Tribunal de Contas da União - TCU): 13.273.

Em 2010 foram recenseados 3.059 domicílios.

Em 2022 foram recenseados 5.654 domicílios, conforme tabela abaixo:

DADOS PRELIMINARES DOS DOMICÍLIOS

Domicílios
Particulares Permanentes Ocupados - TOTAL (coleta presencial, internet e telefone) 3.883
Particulares Permanentes Ocupados - entrevistados (coleta presencial, internet e telefone) 3.879
Particulares Permanentes Ocupados - sem entrevista realizada (morador ausente, recusa, agendado, internet sem entrevista, etc.) 4
Particulares Improvisados Ocupados - entrevistados 7
Particulares Permanentes Vagos 628
Particulares Permanentes de Uso Ocasional 1.084
Coletivos Com Moradores 3
Coletivos Sem Moradores 49

Sobre ajustes nos limites municipais

Os ajustes em limites municipais enviados pelos órgãos estaduais ao IBGE até 31/07/2022 serão considerados nos resultados definitivos do Censo Demográfico 2022, mas ainda não estão representados nos Mapas Municipais Estatísticos.

Entretanto, como o IBGE não é responsável pelos limites legais dos municípios, quaisquer demandas surgidas a esse respeito devem ser encaminhadas aos respectivos órgãos estaduais responsáveis pelos limites intermunicipais.

A classificação de áreas urbanas e rurais praticadas pelo IBGE não tem valor legal, tampouco fiscal. Ela se baseia em análises geográficas e tem caráter operacional e finalidade de contabilização estatística.

Informações ao Tribunal de Contas da União - TCU

O IBGE encaminha ao Tribunal os dados populacionais resultantes da coleta do Censo Demográfico. Com essas informações, o TCU calcula os coeficientes individuais do Fundo de Participação dos Municípios – FPM e fiscaliza a entrega dos respectivos recursos. Se o resultado deste Censo 2022 demonstrasse que o município de Baixa Grande do Ribeiro tivesse uma população acima de 13.584 habitantes, saltaria do coeficiente 0.8 para o coeficiente 1.0 na distribuição do FPM (Fundo de Participação dos Municípios) o que lhe renderia uma maior participação nesse bolo, cujo critério de distribuição está baseado unicamente na população dos Municípios. Neste caso, faltou pouco mais de 312 habitantes para que nosso Município atingisse esse coeficiente.

Segundo o Ouvidor Geral do Município, Sr. Alex Lopes, a Prefeitura consultará o seu jurídico para analisar se cabe recursos para uma recontagem populacional. Não obstante, o representante do IBGE, o Coordenador Rômulo Lemos, após lida a ata da reunião, agradeceu a participação de todos na realização do Censo 2022. Também exaltou a importância da participação da prefeitura e câmara municipal, bem como da sociedade nessa ação, já que os dados podem ajudar na construção de políticas públicas de extrema importância para a população baixa-grandense.