SMS mobiliza Profissionais da Saúde e a população para o combate a Dengue

A Secretaria Municipal de Saúde, com o objetivo de manter sob controle a incidência dos casos de dengue no município, realizou durante toda a semana (do dia 24 a 28 de novembro) ações de mobilização por parte dos profissionais de saúde, nas quais forneceram, à população, informações sobre a doença e eliminaram possíveis criadouros do vetor da dengue.

Dentre as atividades desenvolvidas no município, destacam-se a capacitações de profissionais de saúde, divulgação de campanha através de distribuição de folders explicativos sobre dengue, aplicações de adesivos em automóveis em pontos estratégicos da cidade, fixação de placas informativas nas principais ruas, avenidas e setores públicos, atividades educativas em que foram realizadas palestras de informação e conscientização nas escolas (com crianças e adolescentes), e um grande mutirão de coleta de lixo realizado de casa em casa.

A dengue é um grave problema de saúde pública em países de clima tropical. Devido às condições ambientais favoráveis ao desenvolvimento e proliferação do principal vetor dessa enfermidade, o Aedes Aegypti, essas regiões têm a maior incidência da doença, necessitando de medidas de prevenção em caráter de urgência.
Os sintomas da dengue são: febre, dor de cabeça, dor no corpo e dor por trás dos olhos. A pessoa com dengue pode, também, apresentar dor nas juntas e manchas vermelhas na pele.

A melhor maneira de prevenir a dengue é impedir a reprodução do mosquito. O mesmo procura água acumulada para colocar seus ovos em recipientes como pneus, latas, garrafas plásticas, vasos de planta, caixas d’água destampadas e piscinas não tratadas, entre outros.

A Organização Mundial de Saúde estima que 2,5 bilhões de pessoas estão sob o risco de contrair a dengue, e que ocorrem anualmente cerca de 50 milhões de casos, dos quais (pelo menos) 20 mil morrerão em conseqüência da doença.

Contato com Prefeitura Municipal de Baixa Grande do Ribeiro