15 de novembro – Proclamação da República

A Proclamação da República Brasileira ocorreu no dia 15 de novembro de 1889. Mas o que é república? É uma forma de governo onde os interesses dos cidadãos devem estar em primeiro lugar. Com isso, o marco importante da Proclamação da República foi o direito do povo em escolher o seu governante.

Antes desse marco o Brasil era regido pela monarquia, ou seja, comandado por D. Pedro I e D. Pedro II. Esse tipo de regime não levava em consideração os interesses e necessidades do povo.

A proclamação foi feita na Praça da Aclamação, atual Praça da República, no Rio de Janeiro (na época capital do Império do Brasil), quando marechal Deodoro da Fonseca liderou uma manifesto com militares do exército brasileiro, assumindo o poder. A data marcou o fim da monarquia no Brasil que já comandava o país por 67 anos, e a partida de D.Pedro II e a família imperial do país.

Contato com Prefeitura Municipal de Baixa Grande do Ribeiro