Concurso elege o Brasão e Bandeira de Baixa Grande do Ribeiro

Imprimir, Gerar PDF, Enviar E-mail

Como nossa cidade já possuí 25 anos de vida, o então Prefeito Ozires Castro, o primeiro prefeito do município e atualmente no mesmo posto do inicio (1992), realizou o concurso 001/2018 por meio da Comissão Permanente de Licitação,  para escolha do Brasão, Bandeira e Hino do Município. Poderiam participar do concurso todos os cidadãos que tinham nacionalidade brasileira, naturais de Baixa Grande do Ribeiro ou residiam no município há pelo menos 01 (um) ano.

A Sessão solene na Câmara Municipal contou com a presença do prefeito municipal Ozires Castro, Vice-Marilene Andrade,  Autoridades, Vereadores e uma banca de Jurados com um conhecimento crítico de alto nível, onde os mesmo obtiveram o auxilio de um publicitário que deu um suporte para a melhor escolha na parte gráfica do Brasão e Bandeira. 

A exposição contou com uma quantidade significativa de concorrentes, porém a banca de jurados aprovou somente o Brasão e a Bandeira, o hino apresentado pelos 2 participantes não atenderam  os quesitos propostos no edital e então ficará para próxima ocasião, onde será publicada uma nova licitação.  

O brasão vencedor(com posteriores alteração sem perder a originalidade) foi idealizada por Franscisco da Silva Ribeiro. 

 
IMAGEM ILUSTRATIVA DO PROJETO - GRAFICAMENTE NÃO ORIGINAL



SIMBOLISMO BRASÃO
VENCEDOR


1-Na parte superior, A Coroa mural um ornato na cor prata, símbolo de soberania que representa toda a evolução política e administrativa do município.


2- Do lado esquerdo externo, temos o pé de milho, que faz parte da nossa agricultura.haverá alterações neste item

3- Do lado direito externo, temos o pé de soja, símbolo forte da nossa economia.haverá alterações neste item

4- Sobre o Listel vermelho temos o nome da Localidade, o mesmo datado com mês e ano da emancipação.

5- O primeiro quadrante tem como símbolo religioso, a primeira Igreja, e em sua base encontra-se a Bíblia Sagrada, com símbolo A -alfa (princípio) e Ω -ômega (fim). haverá alterações neste item

6- O segundo quadrante tem parte do mapa do Piauí, a rosa dos ventos e a localidade de nossa Cidade.

7- O terceiro quadrante apresenta a nossa agricultura moderna e mecanizada.

8- O quarto quadrante exibe nosso patrimônio Natural, o Riacho rio volta com alguns pés de buritis em torno.



 A bandeira  vencedora foi escolhida sem ressalva e  foi idealizada por Janir Gomes da Silva
IMAGEM ILUSTRATIVA DO PROJETO - GRAFICAMENTE NÃO ORIGINAL
SIMBOLISMO BANDEIRA
VENCEDOR
  

Retângulos vermelhos: A solidez e a estabilidade geralmente associadas aos retângulos, juntamente com a força e a determinação, indicativos da cor vermelha, representam o POVO da nossa terra.


Retângulos verdes: A solidez e a estabilidade características dos retângulos, associadas à esperança, liberdade, crescimento e renovação, características geralmente relacionadas à cor verde, representam as nossas RIQUEZAS NATURAIS.

Círculo azul: A eternidade, divindade e união, são características do círculo, somadas às características da cor azul que são: tranquilidade, serenidade e harmonia, associadas à cor azul representam o CÉU que envolve nosso município.

Cruz branca: A paz e a tranquilidade expressa pela cor branca, associadas às características da cruz: fé, bondade e união, representam a ESPIRITUALIDADE do povo do lugar.

As cinco estrelas: As estrelas que radiam o campo azul representam as quatro FAMÍLIAS pioneiras: Brandão, Gomes, Lucindo e Pereira, assim como a quinta estrela representa as outras famílias que chegaram depois e juntas constituíram a população do lugar.

Imagens: Leonardo Alves


























Compartilhar

Contato com LEONARDO ALVES

Praça Chiquinho Ezequiel, 2222 - Centro, Baixa Grande do Ribeiro/PI, CEP: 64.868-000, Telefone: (89) 3570-1473, Email: prefeitura@baixagrandedoribeiro.pi.gov.br
    Comentar no Google+
    Comentar no Facebook