Comemoração do 16º aniversário do instituto Chico Mendes de conservação da biodiversidade ICMbio

Neste dia 28/08 foi comemorado o 16º aniversário do Instituto Chico Mendes de conservação da biodiversidade ICMbio.

Chico Mendes é o nome dado ao órgão criado em 2007, vinculado ao ministério do meio ambiente tem foco na conservação e gestão ambiental e federal. O nome do instituto é uma homenagem a um seringueiro acreano que lutou pela defesa da biodiversidade amazônica.

O instituto administra 310 unidades de conservação, espalhadas norte a sul. Cuja área somada corresponde a quase 10% do território nacional.

O ICMbio atua ao lado do IBAMA, ajudando em análises de licenças ambientais e deixando o processo mais ágil. Dessa forma, o IBAMA ainda possui o poder de polícia ambiental mesmo com o instituto agindo diretamente na proteção das Unidades de Conservação.

A principal missão desta autarquia é proteger o patrimônio natural e promover desenvolvimento socioambiental através das unidades de conservação.

Assim como Chico Mendes, a missão da Secretaria Municipal de Meio Ambiente, junto à Prefeitura Municipal de Baixa Grande do Ribeiro, é conscientizar pessoas, sobre a importância dos cuidados e preservação quanto ao meio ambiente.