DIA 11 DE SETEMBRO, DIA NACIONAL DO CERRADO

No dia 11 de setembro comemora-se o Dia Nacional do Cerrado, um dos biomas mais ricos e antigos do planeta, com mais de 12 mil espécies de plantas catalogadas e mais de 2,5 mil espécies de animais, entre aves, mamíferos, répteis, anfíbios e peixes. O Cerrado é também considerado o berço das águas no Brasil, onde estão as nascentes das maiores bacias hidrográficas do país.

DIA 11 DE SETEMBRO, DIA NACIONAL DO CERRADO

O cerrado é considerado como hotspot mundial de biodiversidade. Em outras palavras, em função de sua rica biodiversidade e das fortes pressões sofridas, o domínio é considerado como área prioritária para conservação.

A principio, ao estabelecer o dia nacional do cerrado, o objetivo era impulsionar a sociedade e governantes para a criação de estratégias que visassem a conservação do domínio.

Uma vez que o uso sustentável e a conservação da vegetação devem caminhar juntos, a data tem como intuito promover a conscientização ambiental econômica e social sobre os recursos naturais do cerrado.

E considerando sua grandeza e tamanha importância, a Prefeitura Municipal de Baixa Grande do Ribeiro, através da Secretaria Municipal de Meio Ambiente, enfatizam a relevância de celebração dessa data que tem como objetivo estabelecer uma reflexão sobre o real valor do Cerrado e a importância de sua preservação.

Diante do imenso valor e mérito do Cerrado, é de extrema necessidade a luta pela preservação deste bioma, e o primeiro passo e mais importante é ter consciência do quão importante é o Cerrado, e a partir da conscientização da população é possível entender as formas de usá-lo sem o degradar.