SECRETARIA MUNICIPAL DE MEIO AMBIENTE ALERTA SOBRE A IMPORTÂNCIA DA BIODIVERSIDADE

O Dia da Biodiversidade nos lembra que a variedade de life é a essência da nossa existência; cada species é uma nota na sinfonia da natureza, e protegê-las é garantir o futuro da nossa harmonia planetária."

No dia 22 de maio comemoramos o Dia Internacional da Biodiversidade. A data foi instituída pela Organização das Nações Unidas (ONU) para conscientizar as pessoas sobre a necessidade de se conservar e proteger a diversidade de vida no planeta.

Os termos diversidade biológica ou biodiversidade foram criados na década de 1980 para se referir ao número de espécies de seres vivos existentes no planeta, incluindo todos os vegetais, animais e microrganismos.  Todas as áreas do planeta apresentam biodiversidade, entretanto, em algumas regiões, ela é maior, porém isso não significa que sua importância seja diminuída quando em menor quantidade. Cada espécie tem seu papel na natureza e é fundamental para o equilíbrio do ecossistema."

É por meio da flora e da fauna que os ecossistemas regulam os processos climáticos, filtram e purificam a água, reciclam nutrientes, mantêm a fertilidade dos solos, se tornam fontes naturais de recursos, madeira, alimento. Mas o que garante que esses serviços ambientais sejam realizados em todos os locais é a diversidade das espécies. A variedade genética dentro das populações de uma espécie é muito importante, porque permite fornecer adaptações para os diferentes locais em que a espécie venha a habitar.

Para proteger a fauna e a flora, a Secretaria municipal do Meio ambiente, de Baixa grande do ribeiro, promove ações de conservação de matas ciliares, plantio de arvores nativas, conservação de leitode riachos, fiscalização ambiental, educação ambiental entre outras ações.

Por: Henrique Perez da Silva

CCOM: Prefeitura Municipal de Baixa Grande do Ribeiro